Bolo Banoffee

No dia da Mãe, apesar de todas as contrariedades do momento em que vivemos, decidi ir visitar a minha e passar uma tarde no seu jardim para aproveitar o bom tempo que Deus nos deu e dar dois dedos de conversa, afinal o cerco já está a alargar.

Como está fora de questão sair para ir comprar seja o que for, resolvi fazer este bolo que me parecia delicioso e ainda por cima tinha todos os ingredientes em casa :)


(Receita adaptada do livro Um bolo por semana, de Rita Nascimento).

Para o bolo:
135g de açúcar amarelo
100g de farinha
4 ovos

Para o recheio:
200ml pacote de natas
100g de açúcar
1 lata de leite condensado cozido
3 bananas
100g de chocolate negro
gostas de sumo de limão q.b.

Começamos pelo bolo.
Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte muito bem uma forma de bolo sem buraco pequena e forre o fundo com papel vegetal também untado. Reserve.

Bata os ovos com o açúcar com ajuda de uma batedeira por 5 minutos, ou até ficarem com o triplo do volume e com um tom esbranquiçado.
Incorpore na massa com cuidado em duas adições a farinha peneirada, envolvendo para que não perca o volume.

Coloque a massa na forma e leve ao forno cerca de 25 minutos ou até um palito espetado na massa saia seco. Deixe arrefecer bem.

Entretanto prepare os recheios: 
Coloque numa taça o leite condensado cozido. Reserve.
Bata muito bem as natas e assim que começar a ganhar consistência acrescente o açúcar e volte a bater até se tornar em chantilly. Reserve.
Parta o chocolate em pequenos pedaços com a ajuda de uma faca. Reserve. 
Corte as bananas as rodelas e coloque umas gotas de limão para que não escureçam. Reserve.

Voltando ao bolo: corte o bolo longitudinalmente em três partes iguais e coloque uma delas num prato de servir. Recheie primeiro o leite condensado, depois com chantilly e a banana e polvilhe com o chocolate. Coloque por cima outra parte da massa do bolo e repita o procedimento do recheio, coloque a ultima rodela de bolo e termine com as três camadas de recheio. Decore a gosto.



Espero que gostem.

Mariana.

Comentários